<$BlogRSDUrl$>

Pergaminhos de uma velha Mumia

Friday, October 07, 2005

O seu a seu dono

O Ministério da Cultura está, alegadamente, a recusar-se a entregar ao Arquivo Regional da Madeira documentos históricos desta Região que se encontram ali depositados.

A Sra. Ministra da cultura terá alegado que «toda a documentação referente à Região Autónoma da Madeira, depositada e arquivada na Torre do Tombo, integra o arquivo histórico do Estado e da Nação, estando acessível a todos os investigadores nacionais e internacionais. Não é admissível, por isso, a sua transferência para o Arquivo Regional da Madeira».

Que a história da Madeira está umbilicalmente ligada à história da Nação é uma evidência incontestável, aliás, a história da Madeira é história de Portugal.

Que, por força disso, não seja «admissível» a devolução daqueles documentos para esta Região é algo que ultrapassa os limites da sensatez.
A portugalidade pulsa para além da metrópole; a memória de Portugal faz-se das memórias das suas gentes, das suas terras, das suas regiões e os portugueses precisam, hoje cada vez mais, de sentir próximas as suas memórias e a suas histórias.

Niguem lhe está a pedir a «independência», Sra. Ministra, apenas lhe pedimos que devolva os documentos que retratam as nossas gentes, os nossos costumes, as nossas ruas, o nosso mar, a nossas vidas, para que possamos "revivê-los" e dessa forma, também, reviver a nossa portugalidade.

Sra. Ministra, Portugal não é só Lisboa!
Comments:
Unidade do Arquivo
 
Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?