<$BlogRSDUrl$>

Pergaminhos de uma velha Mumia

Friday, September 30, 2005

Leituras possíveis

Diário da Assembleia da República
I Série - Número 047
22 de Setembro de 2005, pag. 2134 :

«...
O Sr. Luís Marques Mendes (PSD): - Sr. Primeiro-Ministro, em matéria de televisão, como está fartíssimo de saber, não se trata de impedir negócios privados. Não é disto que se trata! Mas depende do Governo uma de duas coisas: ou renova automaticamente uma licença ou abre um concurso público.
Protestos do Sr. Primeiro-Ministro.
Se há alteração radical de pressupostos, abre-se um concurso público; se não há, renove-se automaticamente a licença existente.Sr. Primeiro-Ministro, a grande questão é a de que a sua explicação dada há instantes legitima duas suspeitas: primeiro, a de que o senhor é conivente com a passagem desta estação de televisão para mãos estrangeiras; segundo, a de muitos que dizem que esta omissão apenas tem a ver com o facto de o grupo PRISA ser ligado aos socialistas espanhóis e, logo, também aos socialistas de Portugal.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.


O Sr. Primeiro-Ministro: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Luís Marques Mendes, começo pela sua última referência.O Sr. Deputado já tinha lançado essas suspeições, mas eu esperava que tivesse a decência de não as trazer a este debate, porque essas suas insinuações e suspeições são insultuosas.
Aplausos do PS.
E são insultuosas para mim, para este Governo, e para um outro governo que é o Governo legítimo de Espanha. São insultuosas para mim, para o meu partido e para o partido do Primeiro-Ministro espanhol.
Sr. Deputado, não confunda a opinião pública, porque quem decide sobre renovação de licenças não é o Governo, é a Alta Autoridade para a Comunicação Social.
Protestos do PSD.
Não é o Governo! Mais: esse é um processo absolutamente claro, onde o Governo não interfere. Talvez os senhores estejam a julgar-nos à vossa medida. Talvez, se estivessem no governo, procurassem influenciar essa decisão. Nós, não!

Aplausos do PS.
...»

Notícia do Diário Digital
28 de Setembro de 2005:

«O membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS), Artur Portela, renunciou esta quarta-feira ao cargo em protesto contra a alegada pressão do Governo para alteração da metodologia de análise da renovação das licenças de televisão.»
(1) comments

Thursday, September 29, 2005


Edición especial


"La Real Academia del Vierbo" publicou hoy o primeiro volumen de la obra «El Portunhol básico».

Esta obra, en três voluménes é essencial para el acompañamiento de la campanha electoral no nuestro país vecino.

És indicada especialmente para los periodistas, analistas politicos, deputados, politicos en general e ayudará no acompañamiento da campanha electoral en el país vecino.

Será tambiem publicado um volumen estra com el título:

«El ABC de Finanças Públicas para quien tiene ya biblioteca»
(1) comments

Wednesday, September 28, 2005

O dicionário ZETAPÉ

O jornal on-line de nuestros hermanos El confidencial resolveu actualizar a terminologia política, por força dos «clamorosos desvios» que sofreu desde o início desta nova governação, é o dicionário Zatapé, vol.I e vol. II.
Curiosamente, ou talvez não, atendendo à proximidade ibérica nesse campo, alguma da nova terminologia parece talhada para o lado de cá da fronteira:

«Déficit: Estado natural de las cuentas públicas cuando gobierna la izquierda, que se caracteriza por gastar lo que no tiene y hacer lo posible por ingresar cada vez menos (aunque la izquierda crea que hace justo lo contrario).

Funcionario: Ejemplar de empleado al que habitualmente nunca se encuentra en su puesto de trabajo durante la jornada laboral –ni después tampoco, claro-. Florece como la primavera a la llegada al Gobierno del Partido Socialista y se extiende por doquier allá donde exista una sede del PSOE en la que afiliarse para luego ocupar un apetecido puesto en la Administración.

Gafe: Persona que atrae o tiene mala suerte. Por ejemplo, desde que gobierna Zetapé se queman bosques, hay más sequía, se caen helicópteros, se enfada Bush, aumenta la gasolina, suben los impuestos, nos toman por el pito del sereno en todo el mundo, los pisos son más caros, los minipisos también, el Madrid pierde todos los partidos... y, por si fuera poco, Zetapé apuesta por Kerry y gana Bush, da mítines en Francia y Chirac pierde el referéndum, y su amigo Schröder no tiene más remedio que entenderse con Ángela Merkel... ¡Si eso no es ser gafe...!»
(5) comments

Wednesday, September 21, 2005

Futurologia Jornalística





(0) comments

Tuesday, September 20, 2005

Definições Selvagens III

Sessão Legislativa: Em política significa o período festivo por excelência dos deputados e, tal como o Natal, a sessão legislativa é sempre quando a maioria quiser.
(0) comments

Wednesday, September 14, 2005

Definições selvagens II

Obstipação: Em política quer significar o que acontece, após a eleição de um governo, às suas promessas eleitorais.
Os sintomas são mais agudos nos dois primeiros anos de mandato, mas tendem a desaparecer nos últimos dois. As maiorias absolutas tendem a agravar a sintomatologia. Resultados de determinadas eleições, v.g. autárquicas, podem ter um efeito laxante. Certa medicina mais radical defende o uso de purgantes mais agressivos, como por exemplo a «demissão».
(0) comments

Monday, September 12, 2005

Ota: a quimera do hub?

Uma das esperanças dos defensores da OTA é que este novo aeroporto venha a ser uma placa giratória para ligações a destinos periféricos.

Mas, se já dificilmente se descortinavam razões para o desvio dos fluxos de tráfego aéreo dos principais aeroportos europeus (Londres, paris, Madrid, Frankfurt), parece que no futuro, além daqueles, a OTA terá de concorrer, ao menos nas rotas do Atlantico Sul, com estas pretensões das canárias.
(0) comments

Friday, September 09, 2005

No hay que pelearse con el idioma

Os nuestros hermanos, atentos à entrada da Galp na Unión Fenosa, aproveitam para noticiar as vantagens da venda de medicamentos nos supermercados e bombas de gasolina:
«No obstante, en el caso de acercarse al país vecino a comprar toallas como antaño, si surge un inoportuno dolor de cabeza no hay que acudir a una farmacia y pelearse con el idioma, tan sólo hay que servirse en una gasolinera cual supermercado.»
O que para eles é novidade, parece que o Ministério da Saúde, aqui ao lado, não pretende seguir o exemlo Portugês, acham que os medicamentos “Son productos muy sensibles
(2) comments

Thursday, September 08, 2005

Definições selvagens

Globalização : em política, globalização significa que uma decisão imponderada dos portugueses nas próximas eleições presidenciais poderá pesar, de forma exagerada e desnecessária, sobre a carapaça de uma tartaruga das seychelles.
(0) comments

Wednesday, September 07, 2005

Proíbido não ler!

Uma Aventura com o Dr. Mário Soares
(0) comments
Os oportunistas do katrina

Já muito se disse e escreveu sobre o katrina e a tragédia que desencadeou. A blogosfera está povoada com uma imensidão de opiniões, críticas, censuras e arrazoados.

Ao ler alguns dos posts e comentários feitos a propósito do Katrina, fico perplexo com o deleite que determinados metecaptos demonstram pelo simples facto desta tragédia ter, desta vez, atingido os EUA. A ginástica mental que alguns fazem para associar, numa causalidade doentia, os efeitos trágicos do furacão a tudo aquilo que crêem que a América representa, e que detestam, é desconcertante.

Muitos desses escritos não deixam transparecer, nem sequer na mais apertada das entrelinhas, qualquer sentimento de compaixão por aqueles que viveram o inferno que foi ( e que infelizmente continua a ser) o katrina.

Numa altura em que se torna cada vez mais premente afirmar o valor da vida humana, e a sua dignidade, como o fundamental e o fundamentante de toda a convivência social ( na sua mais vasta amplitude) acaba-se por o eclipsar e, algumas vezes, obliterar em prol de oportunismos argumentativos e muitas vezes vazios de utilidade.
(2) comments

Monday, September 05, 2005

Às vezes há que ser "incorrecto"

Vezes há em que a dor de alma grita mais alto que os "códigos do socialmente aceitável" e não a podemos calar.
(0) comments

This page is powered by Blogger. Isn't yours?